Chegou até aqui querendo saber se o gengibre, realmente, pode ajudar a emagrecer? Então, confira isso e muito mais nesse artigo!
Extremamente rico, por isso mesmo, o gengibre é uma planta medicinal que, além de ajudar a emagrecer, pode tratar colesterol alto, pressão alta, a má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.
O gengibre é uma raiz de sabor apimentado e, por isso, é muito utilizado para temperar alimentos, podendo substituir o sal.
Gengibre, cujo nome científico é Zingiber officinalis, pode ser encontrado em pó ou em cápsulas, em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, e na sua forma natural, em mercados e feiras livres.
Algumas propriedades do Gengibre
Gengibre oferece muitos benefícios, justamente, por suas propriedades medicinais, promovendo ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica.
Como usar o Gengibre
O gengibre pode ser usado de diferentes formas, tanto no preparo de chás ou para temperar as refeições.
Efeitos colaterais do Gengibre
O gengibre não costuma causar efeitos colaterais, apenas quando consumido em excesso, causando sintomas como dores de estômago e sonolência.
Uma boa alternativa que ajuda emagrecer bem mais rápido ainda é fazer o uso de um emagrecedor, e o sibulmax funciona como nenhum outro emagrecedor para quem deseja emagrecer de forma rápida e natural.
Quem não deve usar
Infelizmente, algumas pessoas não devem consumir gengibre, como aquelas pessoas alérgicas e que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, podendo aumentar o risco de hemorragias. Também, no caso de pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão, elas só devem consumir gengibre sob orientação médica.
No caso de mulheres grávidas, por exemplo, a dose máxima de gengibre permitida é de 1g por cada kg de peso, sendo indicado seu uso em raspas para aliviar os enjoos comuns numa gestação.
Receitas com gengibre
Como foi dito, o gengibre pode ser utilizado em diferentes receitas para diversos fins e, principalmente, para emagrecer. Confira algumas:
1. Suco de limão com gengibre e hortelã
Ingredientes
- 1 colher de sopa de cascas de limão;
- 300 mL de suco de limão;
- 1 colher de sopa de gengibre com casca;
- 1 xícara de chá de hortelã;
- 150 mL de água morna;
- 1200 mL de água fria;
- 250 g de açúcar.
Modo de preparo
Preparar o chá de hortelã com as folhas e a água quente, depois, bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir gelado.
2. Água de gengibre
Ingredientes
- Gengibre fatiado;
- 1 L de água.
Modo de preparo
Cortar o gengibre em fatias, adicionar em 1 litro de água e deixar descansar toda a noite. Beber durante o dia, sem adoçar.
3.Chá de gengibre
- 2 cm de gengibre fresco ou 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e espere amornar para coar e beber.
Para turbinar o efeito do gengibre para emagrecer, a dica é seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, além de praticar exercícios físicos regularmente.